quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Os Blogues na Educação

O que é um blog?

     Um blogue, segundo Cabral Fonseca & Gomes (2007), é uma página na web utilizada, na generalidade, para a realização de registos diários cuja linguagem varia dependendo do objetivo para que esta foi criada. Nesta, podem ser colocados textos e/ou imagens bem como links para acesso a outros lugares na web, sendo que os designados posts (mensagens) são datados de acordo com a ordem inversa de publicação. É ainda permitido a outros utilizadores a possibilidade de efetuarem comentários aos posts elaborados.
     Coutinho (2006) defende que os blogs funcionam como um website de extrema flexibilização uma vez que não existe necessidade do utilizador aprender a funcionar com código em HTML, e que se baseiam em ferramentas de criação, edição e manutenção de uma página web.


Que utilizações educativas se fazem dos blogues?

     A nível educacional, os blogues podem ter diversas utilizações consoante o desejado por parte dos docentes e discentes tendo em consideração as unidades curriculares dos mesmos. 
     Segundo Linhares & Reis (2012), os blogues despoletam a atenção dos alunos para os conteúdos a serem abortados através de hiperligações, ilustrações, entre outras funcionalidades que despertam a atenção levando os alunos a participarem de forma mais ativa, fundamentando sempre as intervenções realizadas.

Referências Bibliográficas:

Cabral Fonseca, L. F., & Gomes, M. (2007). UTILIZAÇÃO DOS BLOGUES POR DOCENTES DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO. In A. P. Barca, Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (pp. 640-650).

Coutinho, C. (2007). Utilização de blogues na formação inicial de professores: um estudo exploratório. Minho, Braga.

Linhares, E., & Reis, P. (2012). OS BLOGUES: UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA DISCUTIR QUESTÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS E SÓCIO-AMBIENTAIS.

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    antes de mais gostaria que revissem o subtítulo do vosso blogue porque não sou a única docente da UC.
    O texto parece-me bem mas as duas últimas referências bibliográficas parecem livros e não são. Deviam ser catalogadas com o tipo de documento que aparece na entrada citação do repositório.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar