quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jogo Educativo: Calcule e Pinte Higiene Bucal

     O conjunto de actividades que compõem este jogo são mais indicadas para alunos do 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente do 1º e 2º anos quando aprendem, na área curricular da Matemática, a realizar adições e subtrações.
     Dos alunos, espera-se a consolidação de aprendizagens realizadas em sala de aula. O jogo permite que as crianças desenvolvam o raciocínio mental através da resolução das contas apresentadas após a escolha de um dos quatro desenhos à escolha: banheira, submarino, escova dental e balões.
     Em cada um dos desenhos o objectivo é pintar os mesmos de acordo com a cor correspondente ao resultado numérico. Por exemplo, à cor azul estão associados os números 4 ou 8 e, se pensarmos na adição de seis unidades com duas unidades chegamos a um total de oito unidades (6+2=8). Assim sendo, e com auxílio do rato, clica-se na cor azul e de seguida no espaço respectivo por forma a colorir toda a figura.
   Ao analisarmos esta actividade educativa, deparámos-nos com aspectos que considerámos lacunas como o facto de que apesar de as contas irem alterando, repetem-se maioritariamente chegando a existir, num mesmo desenho, duas contas iguais (ex.: 7+7 e 7+7).

2 comentários:

  1. Posteriormente à leitura desta reflexão e pequena exploração do jogo referido é possível compreender que a mesma aborda os temas principais que o jogo apresenta. Outra das perspetivas referidas é a importância do domínio prévio por parte do educador, com o intuito de planificar a aula consoante os objetivos predefinidos antecipadamente. É compreensível que nem todos os jogos são considerados de caráter educativo, e na sua maioria todos possuem problemas na sua construção. Neste caso específico, o maior problema consiste na repetição do que é apresentado à criança sem dinâmica e na base do recuar e avançar de informação, não existindo nível de dificuldade à medida que o jogo avança.

    ResponderEliminar
  2. caras alunas,
    a vossa reflexão está bem construída mas não se refere a alguns aspetos importantes de avaliação de software, como, por exemplo, o feedback.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar